SEMAD e SETAS realizam ação de prevenção e sensibilização contra as queimadas urbanas
Uma campanha com forte apelo educativo começa a ganhar as ruas Piripiri com a missão de sensibilizar a população para a urgência do combate às queimadas urbanas na cidade. A iniciativa da Prefeitura de Piripiri através da SEMAD e da SETAS é uma resposta ao grande número de ocorrências de incêndios provocados, segundo especialistas, por atitudes que em princípio parecem inofensivas mas que colocam toda a população em risco.
A SETAS participou através do NUCA e do SCFV, com os seus adolescentes que foram as ruas coordenados pela equipe da SEMAD com faixas e cartazes com conteúdo informativo, elaborados para despertar nas pessoas a preocupação com os riscos das queimadas que vão muito além do fogo e afetam principalmente o ar que a gente respira na cidade.
A assistente social, Poliana Carvalho, disse que a campanha deve assumir um caráter mobilizador de todos os moradores de Piripiri no combate ao iminente perigo que ameaça todos os moradores de Piripiri.
“Essa campanha está sendo lançada no período de intenso calor registrado a partir do mês de setembro e nós pretendemos informar não somente sobre os riscos naturais, entre outros pontos, que não se deve jogar pontas de cigarro ou fósforos em áreas de vegetação seca e que devem-se manter os quintais e terrenos limpos sem queimadas. A campanha alerta também para as consequências da fumaça, como poluição, aumento da temperatura e doenças respiratórias”, lembrou a secretária Meirian Castro
Os responsáveis pelas queimadas podem ser denunciados junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (SEMAD), que fica localizada na Avenida Deputado Raimundo Holanda, ao lado do DNIT.