Fenômeno conhecido como ‘halo solar’ é visto no céu do Piauí

HALOOUm fenômeno físico no sol chamou a atenção no céu de Teresina no início da tarde desta quinta-feira (5). O efeito chamado de ‘halo solar’ ou fotometeoro é raro e similar ao da formação de um arco-íris, quando a refração da luz nos cristais de gelo presentes nas nuvens termina na formação dos anéis de cores.

Segundo o professor de geografia e climatologista Werton Costa, o fenômeno forma-se em massas de ar estável, quando a umidade está baixa e a temperatura relativamente elevada. Neste caso, o halo solar só acontece porque há presença de cirro stratus (do latim nuvens altas) entre o sol e a terra, enquanto o arco-íris é formado a partir de nuvens.

“A luz branca é dividida em várias cores pelos cristais de gelo presentes nas nuvens, que atuam como vidros. Os cirrus vão se dissolvendo com o tempo e os cristais vão se disfascendo. A duração do fenômeno depende do tamanho da nuvem e da quantidade de energia envolvida”, explicou.

Para o pesquisador, o formato do halo solar é circular porque acompanha a curvatura do sol. No caso de Teresina, a localização geográfica próximo à Linha do Equador não influência o efeito. “Basta ter tempo aberto e nuvens”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *