Governo do Piauí declara guerra ao mosquito aedes aegytpi

MICROCEFALIAEm reunião multisetorial realizada nesta sexta-feira (27) o governo do Piauí declarou guerra ao mosquito aedes aegytpi, vetor de transmissão da dengue, zica e chikungunya. “Temos que fazer a Operação Mata Mosquito, para eliminar o vetor. É a única forma de fazer com que as pessoas não contraiam a dengue e a Zika vírus. O foco agora é a prevenção”, afirmou o governador Wellington Dias (PT).

O estado confirmou 36 casos de microcefalia e 6.052 de dengue. Pesquisas estão estudando o vínculo dos casos de microcefalia com o zica vírus, mas os dados atuais não permitem correlacionar inequivocamente esses dois fatores.

Para Wellington Dias, a meta é envolver a sociedade nas ações de combate e prevenção ao mosquito transmissor das doenças, que se prolifera com maior facilidade no período chuvoso. “Este é o momento de discutir a questão na presença das autoridades, das lideranças, dos meios de comunicação. Vamos trabalhar para que as escolas, os hospitais e as pessoas possam cuidar de evitar a proliferação dos mosquitos”, explicou Dias.

No dia 24, o Ministério da Saúde divulgou os resultados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) e nele dois municípios do Piauí estavam em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika. Com a atualização dos dados, mais uma cidade foi incluída. Com isso, Alegrete do Piauí, Avelino Lopes e Santana do Piauí vão receber atenção especial do estado.

Com relação à microcefalia, o Ministério da Saúde vai apoiar os 14 municípios com maior número de casos diagnosticados e o governo do estado está trabalhando em uma rede de atendimento em que a maternidade Evangelina Rosa vai disponibilizar todos os cuidados com a saúde da gestante e do bebe, nos casos em que for diagnosticada a microcefalia.                     G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *