Comunicadores do Piauí lançam manifesto contra o impeachment
Aconteceu, nesta quinta-feira (7), no Dia do Jornalista, um manifesto dos comunicadores do Piauí em defesa da democracia. Cerca de 100 jornalistas de diversos meios de comunicação de Teresina estiveram no Plenarinho da Assembleia Legislativa realizando um ato contra o impeachment e recolhendo assinaturas dos profissionais da área na luta contra o golpe.
O Manifesto dos Comunicadores do Piauí em Defesa da Democracia é encabeçado por um movimento suprapartidário, que já colheu cerca de 300 assinaturas até agora e pretende se manter realizando atividades e colhendo subscrições.
O jornalista e radialialista Oscar de Barros, um dos organizadores do evento, disse que esse é um momento de mostrar que não há base legal para o impeachment.
Ele explicou como surgiu a ideia para a organização do manifesto. “Alguns comunicadores preocupados com a questão política do país começaram a conversar em um grupo privado pequeno sobre a tentativa de golpe e então nasceu a ideia de fazer o movimento que se posiciona a favor da permanência da presidente Dilma. Não por questão de governo, mas de respeito à democracia e às regras legais que garantem o Estado Democrático de Direito”, disse.
De acordo com o texto do manifesto, não há motivo para o golpe. Oscar de Barros reitera essa opinião. “Porque sem um crime de responsabilidade você caracteriza o golpe e nós achamos que não há motivos legais para tal. Por isso decidimos nos reunir enquanto comunicadores no dia do Jornalista pra lutar contra o impeachment”.
Estão presentes, além de jornalistas, o deputado estadual João de Deus (PT) e a vereadora Rosário Bezerra (PT). cidadeverde