Por dia, HUT atende média de 30 vítimas de acidente com moto
Somente nos primeiros três meses do ano, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou 2.712 atendimentos apenas de vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, o que representa cerca de 30 vítimas por dia. Dentre esses casos, 2.086 são homens e 704 mulheres, sendo que quase 60% tem idade entre 21 e 40 anos. As informações são do setor de estatística da unidade de saúde.
Segundo Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, o número de mortes por acidente de moto no hospital é pequeno, se comparado a quantidade de atendimentos, mas ainda é grande a quantidade de vítimas com sequelas graves.
“Geralmente as vítimas de acidente com motos chegam em estado mais graves e fraturas difíceis, daí o alto número de sequelados. Já o número de mortes no hospital é pequeno, pois muitas vezes as vítimas morrem antes mesmo de chegarem a unidade de saúde”, relatou.
Esses dados, de acordo o diretor, continuam alarmantes e já podem ser considerados um problema de saúde pública. “Os motociclistas precisam ser mais prudentes no trânsito e utilizar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os acidentes estão cada vez mais graves e deixando a maioria das vítimas com sequelas permanentes. São pessoas economicamente ativas que passam a comprometer a renda de toda a família”, explicou Gilberto.
A cada seis atendimentos que o HUT realiza, um é de acidente por motocicleta. Isso representa quase 16% do número total. Seguido por “mal súbito” com 13,6% e “dor abdominal” com 8,5%. Por mês o HUT realiza uma média de seis mil atendimentos e 1.200 cirurgias.