Nova usina solar do PI trará investimento de R$ 1 bilhão
A Celeo Redes Brasil, subsidiária do grupo espanhol de geração de energia, Elecnor, investirá mais de R$ 1 bilhão em uma usina fotovoltaica no seminário piauiense. A iniciativa foi concretizada na última quinta-feira (7), em reunião com representantes da empresa e do Estado. A usina será instalada no município de São João do Piauí (516 km de Teresina).
Estima-se que a usina gere 450 GWh por ano – suficiente para atender as necessidades de consumo de energia anual de 220.000 lares brasileiros. A unidade de produção, no semiárido piauiense, será construída em uma área com altos níveis de radiação solar. O grupo passou um ano estudando as medições do local, antes de fechar o projeto. A Celeo Redes Brasil participará do leilão de energia solar que será realizado em outubro de 2016.
O secretário de Mineração, Luís Coelho, afirma que a reunião desta quinta concretiza o interesse do grupo espanhol investir no Piauí. Além do investimento em produção de energia, o estado tem a ganhar com outros benefícios. “Aliado a isso, está a mão de obra gerada pela construção civil para construir essa estrutura, como também a formação de mão de obra especializada em parcerias com a secretaria Estadual de Educação, contamos também com a parceria com o Instituto Federal do Piauí, com a Universidade Federal, com a Universidade Estadual todos esses estão imanados no processo de formação de mão de obra qualificada no estado, que é essa mão de obra que o projeto exige”, informa.