TRE-PI diz que pleito foi tranquilo e se prepara para nova etapa da biometria
O presidente do Tribunal Regional do Estado do Piauí (TRE/PI), Joaquim Santana, avaliou nesta segunda-feira (3) como positiva a eleição em todo o estado. Segundo ele, todo o processo foi bem tranquilo, apesar dos pequenos problemas e que o próximo passo é implantar o sistema biométrico naquelas cidades que ainda não o utilizam.
Nas eleições que ocorreram neste domingo (2), um total de 1.667.891 eleitores piauienses estavam aptos a votar pelo sistema biométrico. Dos 224 municípios, apenas 109 tiveram a votação com identificação pela biometria.
O presidente também explicou como ficará a situação dos 37 candidatos que não tiveram o processo de registro de candidatura avaliado antes das eleições por conta da falta de tempo. Destacou que três destes processos são de candidatos à prefeitura de São Miguel do Tapuio, Itaueira e Miguel Leão e serão avaliados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Outro que avaliou bem as eleições foi secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, Anderson Lima, que explicou que embora o resultado final tenha saído quase quatro horas depois do horário esperado, não houve grandes problemas.