Prefeitos mais votados podem não assumir mandatos em cidades do PI
Passadas as eleições, a população de três municípios piauienses ainda não sabe quem vai assumir no dia 1° de janeiro de 2017. A dúvida tem sido gerada diante das candidaturas indeferidas daqueles que receberam maior votação. De acordo com o Divulgacand, sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato que ficou em segundo lugar em São Miguel do Tapuio é apontado como eleito, assim como tem sido registrado nas cidades de Itaueira e Miguel Leão.
Em São Miguel do Tapuio, município localizado a 201 km de Teresina, a disputa foi acirrada, com diferença de 43 votos entre os dois candidatos. Pompilio Evaristo Filho (PSB), o Pompilim, recebeu 5.824 votos. Seu concorrente, Lincoln Matos (PTB), ficou em primeiro lugar com 5.867 votos, mas que teve candidatura indeferida e aguarda julgamento por instância superior.
Ainda no dia 20 de setembro deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) manteve a decisão da 39ª Zona Eleitoral e julgou improcedente o recurso interposto por Lincoln Matos, que teve candidatura à reeleição indeferida.
O candidato havia sido condenado a reclusão de 6 anos e 8 meses por desvio de dinheiro por funcionário público, correspondendo ao crime de peculato. A pena deveria ser cumprida em regime semiaberto e Lincoln Matos ficaria inelegível por 8 anos.
Procurado pelo G1, o candidato a reeleição não foi encontrado para se pronunciar sobre o assunto. Em vídeo publicado em sua página oficial no facebook, Lincoln dizia acreditar na comprovação de sua inocência e no êxito de sua candidatura.
“Estamos a recorrer, agora, ao TRE, acreditando que o grande sonho dos nossos adversários que seria de assalto tomar a Prefeitura de São Miguel para fazer o que todos nós sabemos, isso não vai acontecer”, disse Lincoln Matos em vídeo.
Para Pompilim, o atual prefeito de São Miguel não deve ser reempossado. “Estou aguardando a decisão do TSE, mas acredito que serei empossado, pois de acordo com o sistema da Justiça Eleitoral, fui o único a receber os votos válidos. O outro candidato teve os votos anulados e é juridicamente impossível reverter o caso, pois está sendo julgado pela Lei da Ficha Limpa”, afirmou.
Até o dia 18 de dezembro, os prefeitos eleitos devem ser diplomados. Até lá, a situação deve ser resolvida em cerca de 80 municípios brasileiros, sendo três no Piauí.
Em Itaueira, o prefeito Quirino Avelino (PTB), que concorre à reeleição pela sexta vez, teve seus 4.193 votos anulados. O candidato que teve os votos válidos foi Chico Moura (PSD) que contou com 2.662 votos.
Já em Miguel Leão, o candidato do PSD, Professor Joel teve 714 votos anulados. Roberto Nascimento (PR) aparece como eleito com 620 votos.