PF faz varredura em área de Pedro II por fraude em certidões de nascimento e golpe do INSS

pfpedroiiA Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (06), a operação “Imperador” para desarticular uma organização criminosa que estaria atuando em fraudes contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no País. No Piauí, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão em Pedro II.

O nome da operação faz alusão ao município de Pedro II, no Piauí, onde foi apresentado um grande número de certidões de nascimento falsas nos requerimentos junto à Previdência Social.

Cerca de 60 policiais federais estão cumprindo 22 mandados judiciais, sendo 11 de prisão preventiva, um de prisão temporária, dois de condução coercitiva. Além do Piauí, os mandados de busca e apreensão também estão sendo cumpridos em Goiás e Distrito Federal. Não há informações sobre prisões preventivas no Piauí.

A investigação teve início há cerca de três anos e identificou um enorme esquema de recebimento irregular de benefícios assistenciais – LOAS e previdenciários – em diferentes estados, a partir de documentação falsa originária dos Estados do Piauí e Maranhão.

Até o momento, a partir dessas práticas delituosas, o prejuízo atual para os cofres da Previdência Social é de aproximadamente R$2.300.000,00 (considerando 62 benefícios analisados), e no prejuízo evitado de aproximadamente R$ 9.300.00,00 (considerando a expectativa de vida das pessoas, de acordo com o índice do IBGE).

De acordo com o a Polícia Federal, os integrantes da organização criminosa utilizavam registros de nascimentos e identidades falsas com dados inexistentes, que serviam para instruir os processos de concessão de benefícios assistenciais e previdenciários, sendo aprovados em agências do INSS no estado de Goiás e no Distrito Federal.

A operação ocorre em parceria com a Assessoria de Pesquisa Estratégica da Previdência. Os mandados estão sendo acompanhadas por seis servidores da Previdência Social.

A PF também identificou que os investigados estariam atuando em fraudes para obtenção de seguro desemprego, a partir da inserção de vínculos laborais fictícios.           Cidadeverde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *