Secretaria de Saúde promove Dia de Combate a Hanseníase
A Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Departamento de Vigilância de Saúde, está realizando, nesta sexta-feira (24), o Dia Mundial de Combate a Hanseníase. Durante todo o dia, a secretaria de saúde realiza programação com palestras, distribuição de cartazes, folders e faixas, alertando à população sobre a doença.
A hanseníase é uma doença infecciosa curável, que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato. O tratamento para a hanseníase está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente.
Uma equipe do Centro de Saúde Dr. Adauto Coelho de Resende, da SESAM, após ter feito a abertura do Dia Mundial de Combate a Hanseníase, se dirigiu ao centro da cidade para distribuição de panfletos para a população. As atividades estão sendo iniciadas e serão disseminadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que também receberão o material de divulgação com informações sobre a doença.