Piripiri Junina: 5ª e última noite teve premiação de 15 mil às Juninas vencedoras e Lagosta Bronzeada fechando o Maior São João do Piauí
[Definitivamente, Piripiri teve o Maior e Melhor São João do PI, Piripiri Junina]
Em quase 107 anos de emancipação política, nunca houve um festival junino, em Piripiri, do porte e grandiosidade do Piripiri Junina.
Ontem, (02), chegamos ao último dia da primeira edição do Piripiri Junina. O evento já se consolidou entre os maiores do Nordeste.
O Piripiri Junina, Maior São João do Piauí, nasceu da força de vontade da líder política e jornalista, Jôve Oliveira.
O evento foi programado e idealizado pela jornalista para valorizar e dar visibilidade à cultura nordestina em nossa cidade, visto que, em quase 107 anos de emancipação política, Piripiri nunca teve um festival junino deste porte.
Com a realização do Governo do Estado e Secretaria de Estado do Turismo, e idealização de Jôve Oliveira, os piripirienses e turistas puderam, durante cinco dias de evento, apreciar apresentações de grandes grupos de quadrilheiros como, também, atrações musicais nacionais, regionais e locais.
É importante ressaltar que o evento da magnitude do Piripiri Junina impulsiona e fomenta o comércio local como o turismo.
Contudo, destaque para o investimento nos talentos da terra, onde artistas locais tiveram oportunidade de se apresentarem nos 3 palco montados na Arena Junina, que recebeu por noite cerca de 6 mil pessoas, que puderam aplaudir atrações como o afamado sanfoneiro Joel; a grande banda piripiriense, Os Dragões; além de Marcifran e Banda, também cantaram no palco Dominguinhos os iniciantes e talentosos Tops Sertanejo, Nanan Ville e Lenne Mello.
Todos deram show em suas respectivas apresentações.
Já no palco Luiz Gonzaga, subiram artistas como o poeta nordestino, Geraldo Azevedo, o sobralense Avine Vinny; a “baixinha do forró”, Mara Pavanelly; a “queridinha de Piripiri”, Lagosta Bronzeada; além do rei da Lambada, Beto Barbosa.
Além de todos esses pontos supracitados, também destacamos a renda extra que centenas de Piripirienses obtiveram durante esses 5 dias de Piripiri Junina. São barraqueiros, flanelinhas, vendedores ambulantes e afins que puderam ter um reforço na renda família durante o festival.
Outro ponto a ser considerado, e super importante para o sucesso do evento, foi a segurança, estrutura e toda logística que o evento recebeu. Com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí, o Piripiri Junina recebeu reforço das polícias Militar e Civil como, também, recebeu homens do Corpo de Bombeiros.
Um verdadeiro aparato de segurança foi montando para garantir a ordem e segurança do evento.
Por tanto, conclui-se que o Piripiri Junina somou um ganho enorme para o município, além de entrar para o calendário festivo do mês de junho.
O evento, por si só, já nasceu grande, já foi idealizado grande. Parabéns ao governo do Estado, à Secretaria de Estado do Turismo por ter investido na idealização do evento, ter acreditado na proposta da líder política Jôve Oliveira, que também é merecedora de aplausos e de parabéns, por sempre acreditar e buscar melhoria para Piripiri. E para finalizarmos, falemos das campeãs do festival. Em uma disputa acirradíssima, assim ficou a classificação do Maior São João do Piauí:
Primeiro lugar- Rei do Cangaço (Parnaíba);Prêmio de R$ 10 Mil Reais;
Segundo lugar.- Lumiar (Parnaíba);Prêmio de 3 Mil Reais;
Terceiro lugar- São João Dourado; Prêmio de 2 Mil Reais
Total de R$ 15 Mil Reais em premiações.