Temer conquista votos suficientes e se livra de ser investigado por corrupção
[A maioria dos deputados piauienses na Câmara votaram a favor de Michel Temer]Com placar de 264 votos “SIM” e 227 “Não”, a Câmara dos Deputados livrou o presidente Michel Temer (PMDB) de denúncia por corrupção e barrou a investigação no STF (Supremo Tribunal Federal).
Em sessão que começou pouco depois das 9h desta quarta-feira (02) e terminou às 21h51, a Câmara dos Deputados decidiu barrar a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer.
A maioria dos deputados justificou seu voto a favor de Temer afirmando que defendia a estabilidade econômica a contra a corrupção.
Com a decisão, os deputados livraram Temer de responder no Supremo Tribunal Federal (STF) a processo que, se instalado, provocaria o afastamento do presidente por até 180 dias. Agora, Temer responderá no STF somente após a conclusão do mandato, em 31 de dezembro de 2018. O procurador-geral Rodrigo Janot, porém, deverá apresentar outra denúncia contra Temer, por organização criminosa e obstrução de justiça.
A acusação de Janot se baseia nas investigações abertas a partir das delações de executivos da empresa JBS no âmbito da Operação Lava Jato. Em março deste ano, o ex-assessor do presidente e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) foi filmado, saindo de um restaurante em São Paulo, com uma mala contendo R$ 500 mil. Segundo a PGR, o dinheiro era parte de propina e destinava-se a Temer. A defesa do presidente nega.
Maioria dos deputados piauienses na Câmara votaram a favor de Michel Temer
A maioria da bancada piauiense votou para barrar a denúncia contra o presidente Michel Temer durante votação na Câmara na noite desta quarta-feira (2 de agosto). Dos 10 deputados, seis disseram “SIM” e com isso não deram aval para o prosseguimento das denúncias do procurador da República, Rodrigo Janot. Três parlamentares do Estado votaram para que fosse aceita a admissibilidade da queixa de corrupção passiva contra Temer.
Como voto os deputados do Piauí:
NÃO
Assis Carvalho;
Silas Freire;
Rodrigo Martins;
SIM
Átila Lira;
Heráclito Fortes;
Iracela Portela;
Júlio César;
Mainha;
Paes Landim;
Ausente
Marcelo Castro.