Suspeita: 60 candidatos podem ter usado doping fornecido por PM em concurso

Um tenente da Polícia Militar do Piauí é suspeito de fornecer uma substância química para aumentar o desempenho de candidatos no Teste de Aptidão Física (TAF) no certame da PM-PI.

Dos 480 classificados, apenas 459 chegaram na terceira etapa, considerada a de maior taxa de eliminação. Pelo menos 60 candidatos (treinados pelo militar ) teriam feito uso de doping. A droga seria preparada com éter, uma substância de comercialização proibida.

O flagrante é exclusivo da TV Cidade Verde que teve acesso a conversas de WhatsApp com os candidatos que eram treinados pelo militar no Centro de Formação da PM-PI. Em vários diálogos, o tenente — supostamente — pede aos alunos dele que consigam éter.
Em outra conversa, uma pessoa disse que conseguiu meio litro de éter.

Um diálogo mais recente revela um dos candidatos satisfeitos com o desempenho no teste.

“A corrida eu fiz aí…acho que em oito e quarenta ou oito e quarenta e cinco…rápido, meu amigo. Não sentia os pés, nem as pernas. parece que tinha um motor…Rapaz, ô dose doida essa do pré-treino. Quase não dormi. Insônia pesada”, escreveu o candidato. No TAF, os candidatos do sexo masculino têm 12 minutos para concluir a prova de corrida que é de 2.400 metros.

O éter é um poderoso anestésico e tem a venda controlada pela Polícia Federal. No edital do concurso da PM-PI, realizado este ano, não há proibição sobre a ingestão de substâncias que possam aumentar o desempenho. Contudo, o uso de doping, além de ser antiético, pois nesse caso, não há igualdade de condições entre os candidatos, traz riscos à saúde.

O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) informou que, independente da substância que o candidato vai ingerir para potencializar o desempenho no TAF, um candidato não elimina o outro, mas se autoclassifica para a próxima etapa.

“Fazer 30 ou 50 abdominais durante o tempo não vai mudar sua ordem no cenário geral. O importante é fazer o mínimo no teste. Não importa corre mais que o outro, fazer mais exercício que o outro”, disse Pedro Júnio, presidente do Nucepe.

A Corregedoria da Polícia Militar será acionada para identificar o policial e tomar todas as medidas cabíveis.

O TAF do concurso da PM-PI teve inicío essa semana. Ao todo são seis dias intensos de desafios físicos como corrida, abdominais e flexões. Os testes acontecem até este sábado (02).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *