Professor de Piripiri agora tem mais tempo para preparar aulas
O Município de Piripiri é o primeiro município a criar o horário pedagógico de livre escolha do professor. O horário pedagógico é um direito do professor instituído pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de acordo com o Fundeb.
Houve um empenho na nova gestão para que fosse criado, em Piripiri, o horário pedagógico de livre escolha do professor, no qual o educador escolhe quando vai permanecer na escola e quando vai ficar em casa ou em bibliotecas estudando e se atualizando, para dar uma aula de melhor qualidade.
Cada professor tem seis horas de horário pedagógico. São duas horas na escola para fazer suas atividades e trocar experiência, e quatro horas para realizar pesquisas, que podem ser feitas em casa, pela internet ou em uma biblioteca.
É um momento de preparação do professor. “Porque o sábado e o domingo são para o descanso do professor. Não é para ele realizar as atividades da escola”, disse Márcia Batista, coordenadora de educação.
Márcia informou também que, na gestão passada, a relação era de 32 aulas, por 40 horas. Hoje a relação é de 28 aulas por 40 horas. Ou seja, a conquista vai além da liberdade de escolha do horário para estudo.
Aumentou também a proporção do horário pedagógico em relação à carga horária em sala de aula.