4 de Julho ainda respira na série D, matemática é complicada, mas há brecha!

Torcida do 4 de Julho: Colorado depende de combinações para se classificar (Foto: Renan Morais)

Jorge Pinheiro antecipou o quanto será difícil a classificação do 4 de Julho à segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Para o treinador, a ida é “quase improvável” depois da derrota em casa, para o Ferroviário, por 1 a 0, na Arena Ytacoatiara. Será “quase improvável” mesmo? Com o fim da quinta rodada, o GE analisou a tabela do torneio. E concluiu: Pinheiro, de fato, está certo. A classificação do time de Piripiri depende de uma matemática mirabolante, além de sorte. Não chega a ser impossível, mas Colorado tem que fazer sua parte, vencer bem o Interporto, e secar muito na rodada final.

Com a derrota, o 4 de Julho se manteve na terceira colocação do Grupo A4 com 5 pontos. Ou seja, está fora da zona de classificação para a segunda fase – apenas os 17 primeiros colocados e os 15 melhores segundos avançam. O Ferroviário lidera com 9 pontos, e o Cordino tem 8. Interporto, com quatro, está eliminado.

Para o 4 de Julho, pelo menos sonhar com a classificação, as condições são as seguintes:

*Tem que vencer o Interporto. O jogo acontece no domingo, às 18h, no Tocantins.
*O Cordino tem que perder para o Ferroviário. O jogo é no Presidente Vargas, também às 18h. Caso o time maranhense vença ou empate, o Colorado estará eliminado independente da vitória no TO.
*Com essa única combinação, 4 de Julho e Cordino empatariam em 8 pontos. O primeiro critério de desempate é saldo de gols (atualmente, a diferença é de quatro gols, vantagem para os maranhenses). O segundo critério é número de gols marcados (o Cordino tem 6, e o Colorado apenas 2). Ou seja, além de vencer fora de casa e torcer para o Cordino perder na rodada, o time de Jorge Pinheiro necessita de um triunfo com placar que tire essa diferença.

Se a combinação para o 4 de Julho ficar em segundo lugar funcionar, o Colorado – mesmo assim – não garantiria classificação. Na Série D, não são todos os segundos colocados que avançam. São apenas os 15 melhores. Ou seja, com 8 pontos, o 4 de Julho correria risco de eliminação.

Atualmente, sete times já estão com 8 pontos:Rio Branco-AC, Cordino, Altos, Jacuipense, Brasiliense, Americano, Maringá. Ou seja, o Colorado torceria para que pelo dois desses times não ultrapassem a pontuação de 8 pontos.

A campanha em casa acabou atrapalhando a vida do Colorado na Série D. Foram duas derrotas em três jogos, apenas 33% dos pontos. Além disso, o time perdeu pontos para rivais diretos: em seis pontos disputados contra o Cordino, somou apenas 1 – mesmo rendimento contra o Ferroviário. Com os tropeços, o 4 de Julho agora não depende de si para a classificação.            GE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *