Trabalhadores fazem paralisação de 48 horas contra privatização da Eletrobras
[5 das 6 distribuidoras de energia que serão leiloadas descumprem parâmetros de qualidade, diz Aneel.]Trabalhadores da Eletrobras – Distribuição Piauí – iniciaram à meia-noite desta quarta-feira (25) uma paralisação de 48 horas em protesto contra a privatização da distribuidora. O leilão da Companhia Energética do Piauí está marcado para esta quinta-feira (26). De acordo com o Sindicato dos Urbanitários, serviços de manutenção e atendimento ao consumidor não serão prejudicados pela paralisação.
A categoria se reuniu diante da sede da empresa, no Centro de Teresina, para protestar contra a privatização. Segundo o sindicato, são 2800 trabalhadores paralisados em todo o estado.
As companhias Boa Vista, Amazonas Distribuidora, Companhia de Eletricidade do Acre e Centrais Elétricas de Rondônia serão privatizadas em 30 de agosto. Atualmente, a venda da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) está suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Cinco das seis distribuidoras de energia que serão leiloadas descumprem parâmetros de qualidade, diz Aneel.
Levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica mostra que cinco das seis distribuidoras que serão leiloadas descumpriram nos últimos dois anos os parâmetros de qualidade definidos pela Aneel.
O levantamento leva em conta a relação entre frequência dos desligamentos e tempo de duração das interrupções.
Quando o indicador está abaixo de 1, a companhia cumpriu o parâmetro de qualidade. Quando está acima de 1, a distribuidora descumpriu. Veja na tabela abaixo:
Distribuidora Resultado em 2016 Resultado em 2017
Amazonas Distribuidora de Energia 0,83 0,70
Boa Vista Energia 2,51 3,15
Centrais Elétricas de Rondônia 1,30 1,39
Companhia de Eletricidade do Acre 1,82 1,63
Companhia Energética de Alagoas 1,48 1,51
Companhia Energética do Piauí 1,15 1,16
Para a Aneel, o descumprimento das metas está relacionado à falta de investimentos e a problemas de gestão nas distribuidoras de energia.