App que facilita localização de celulares roubados chegará no PI
A maior dificuldade para a Polícia e para as pessoas que são vítimas de furto ou roubo é a localização e devolução dos aparelhos celulares para seus verdadeiros donos. O aplicativo “Alerta Celular”, de Pernambuco, ajuda na localização e identificação e celulares que foram roubados ou furtados. A ferramenta deve chegar ao Piauí em Setembro, segundo o secretário de Segurança Pública Rubens Pereira.
O App funcionará da seguinte maneira: a vítima cadastra os dados do aparelho celular (IMEI, modelo) e pessoais (CPF, RG, endereço) no aplicativo ou site e informa a irregularidade do aparelho para a Polícia. Ao localizar o smartphone ou tablet em buscas, blitzen e operações, o oficial deve analisar os dados no sistema, se o celular for decorrente de furto ou roubo uma mensagem indicará o dono do celular. O processo de devolução do aparelho será bem mais efetiva. Dados da Secretária de Defesa Social (SDS) de Pernambubo indicam que 58% dos aparelhos recuperados já foram entregues aos proprietários.
“Numa blitzen de trânsito se uma pessoa estiver com os documentos do carro em dia e não tiver cometido nenhuma infração de trânsito, mas estiver portando um celular roubado, os dados do celular que ele estiver portanto acusará a irregularidade e o mesmo será encaminhado para a delegacia”, explicou o Rubens Pereira.
Segundo o secretário, para o aplicativo vir para o Piauí está faltando apenas uma autorização que será expedida pelo Secretário de Segurança de Pernambuco. “Já recebemos palestras de oficiais de Pernambuco e já estamos com uma parceria firmada com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI). Acredito que até Setembro já teremos a autorização para o “Alerta Celular”.