Piauí tem o menor índice de casos de tuberculose do Nordeste
O Piauí registrou em 2013, 1.002 novos casos de tuberculose, o que resultou em uma incidência de 23,4 doentes por 100 mil habitantes. Apesar de o número ser pouco maior que em 2012, quando foram diagnosticados 946 casos, o resultado deixa o Piauí em 22º lugar no ranking nacional de incidência e em último lugar na região Nordeste. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo a Sesapi, a tuberculose é uma doença curável em praticamente 100% dos casos novos, desde que obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa de no mínimo por seis meses e a adequada operacionalização do tratamento. O programa Nacional de Controle da Tuberculose possui como meta curar 85% dos doentes, diminuir a menos de 5% a taxa de abandono e evitar o surgimento de bacilos resistentes, e possibilitando um efetivo controle da tuberculose no país.
Para esclarecer mais sobre a doença, a Sesapi vai realizar um Fórum Estadual de Luta Contra Tuberculose, nos dias 02 e 03 de abril. O evento é em comemoração ao Dia Mundial contra a Tuberculose, lembrado no dia 24 de março. O Fórum contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde e Sociedade Civil.
“O programa Estadual de Controle da Tuberculose encontra-se implantado nos 224 municípios do Estado, dos quais, 44 encontram-se silenciosos, ou seja, sem nenhuma notificação recente”, informa Ivone Venâncio de Melo, Supervisora de Tuberculose. G1-PI