Programação marca o Dia Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio
O Piauí vai comemorar o Dia Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio, 27 de maio, com uma programação especial, que começa nesta quarta-feira (22), com blitzen educativas em bares e restaurantes com difusão do aplicativo Salve Maria e conversa com garçons e funcionários em Teresina.
Incluído como qualificadora do crime de homicídio pela Lei 13.104/2015, no Piauí, o Governo do estado tem trabalhado para impedir ou mesmo banir esse crime hediondo com várias políticas públicas e ações, como a criação e implementação do Núcleo Policial Investigativo do Feminicídio, do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Violência de Gênero da Polícia Civil, bem como a criação do plantão policial metropolitano de gênero da capital e capacitação dos policiais para desenvolver metodologias investigatória na perspectiva de gênero.
O Governo do Estado fez o mapeamento dos índices de criminalidade levando em consideração o feminicídio como categoria autônoma, lançamento do APP Salve Maria e instituição da Caravana que leva o mesmo nome do aplicativo com a finalidade de capacitar os profissionais de segurança. Outro programa importante foi a implementação do Departamento Estadual de Proteção à Mulher, elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra a mulher e capacitação das Delegadas de Polícia da capital com foco na atualização da Lei Maria da Penha e Feminicídio tentado.
A data, 27 de maio, é uma alusão ao crime ocorrido na cidade de Castelo do Piauí em 2015 contra quatro jovens mulheres. Em 2019, a campanha “Salve Todas”, tem o objetivo de fortalecer o uso do aplicativo Salve Maria sendo como um dos recursos disponíveis que pode salvar a vida de mulheres e meninas. Durante a campanha, também será esclarecido que o aplicativo não pode ser utilizado somente pela vítima da violência, ele também pode ser acionado por qualquer pessoas que perceba uma vítima sofrendo atos de violência.