Com unidade em Piripiri, Chesf encerra definitivamente atividades do Centro de Operações no Piauí
[Os serviços serão feitos agora pelo Centro de Fortaleza-CE]A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) confirmou o fechamento do Centro Regional de Operação do Oeste (CROO) em Teresina. Os serviços serão feitos agora pelo Centro de Fortaleza-CE. A decisão foi tomada seis meses depois do presidente da Chesf, Fábio Lopes Alves, garantir que manteria a estrutura no Piauí.
De acordo com a Chesf, a integração dos centros de Teresina e Fortaleza visa proporcionar uma maior eficiência operacional. O centro cearense agora opera 33 instalações nos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.
Para o Sindicato dos Urbanitários, o fechamento do CROO configura “uma grande perda” para o Estado, no momento em que o Piauí está em pleno desenvolvimento na geração de energia, com a energia eólica, solar e hidroelétrica, deixando de ser apenas consumidor para se tornar produtor de energia.
O diretor do sindicato e trabalhador da Chesf, Herbert Marinho, disse que “lamenta profundamente que as autoridades competentes não tenham sido capazes de impedir tal feito. É lamentável que tenhamos perdido algo tão importante para nosso Estado”.
Para o sindicato, os prejuízos com a transferência do CROO do Piauí para o Ceará são muito significativos, pois o centro acompanha todas as instalações 24 horas por dia, trabalhando em turno de revezamento, monitorando a qualidade da energia, para que seja adequada às instalações e ao consumidor.
No Piauí, a Chesf atua desde 1970 com a construção da Barragem de Boa Esperança em Guadalupe e o Centro Regional de Operação do Oeste (CROO) estava há 44 anos em Teresina. Além de Piripiri e Teresina, Guadalupe, Elizeu Martins, Picos e São João do Piauí tem unidades da Companhia com cerca de 250 funcionários aproximadamente.