Prefeitura de Piripiri faz treinamento sobre Medicina Alternativa

SESAM_Curso_Plantas_Medicinais (1)

A Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria de Saúde – SESAM, realizou de 14 a 16 deste mês, no auditório da 3ª Gerência Regional de Saúde, um treinamento para os agentes comunitários de saúde – ACS – sobre uso de plantas medicinais.

SESAM_Curso_Plantas_Medicinais (6)

O objetivo é orientar os agentes sobre o uso racional de plantas medicinais já que o SUS está inserindo no meio populacional as práticas integrativas e complementares para o uso de plantas medicinais.

SESAM_Curso_Plantas_Medicinais (2)

De acordo com engenheira agrônoma, Wanda Daiane da Conceição Santos, o trabalho começa com a identificação da planta, o uso correto e a quantidade recomendado pelo SUS para atender às famílias de baixa renda que não conseguem comprar medicamentos caros.
SESAM_Curso_Plantas_Medicinais (4)

“As plantas são a saída para que elas possam se curar de doenças que dão para ser tratadas com as plantas medicinais. Há pesquisas, hoje em dia, que têm mostrado que as plantas curam até alguns tipos de câncer ou amenizam os efeitos de uma quimioterapia, de uma radioterapia, ou após uma cirurgia de retirada de tumor, como é o caso de gengibre, que ameniza os efeitos de ânsia de vômito e vômito”, afirma Wanda Santos.

A agrônoma disse que esse treinamento é muito importante porque ajuda aos agentes comunitários de saúde – ACS, a se familiarizarem com essas plantas porque a maioria delas vem do conhecimento popular, que é passado de pai para filho.

“Hoje em dia, boa parte das pessoas prefere o uso de remédios alopáticos, que são os remédios de farmácia, porque é mais fácil: você só chega, abre e toma. E não é bem assim. Há plantas que podem servir para tratar diversas doenças”, alerta.

SESAM_Curso_Plantas_Medicinais (3)

A agente comunitária de saúde do PSF 09, do bairro Floresta, Alaíde Miranda Silva, disse que o curso chegou em boa hora. “Ele veio enriquecer o nosso conhecimento e levar até a comunidade o valor que tem as plantas medicinais”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *