Prefeito Mão Santa de Parnaíba assina decreto que libera a reabertura do comércio
O prefeito de Parnaíba, o Mão Santa (DEM-PI), assinou, nesta quinta-feira (26) , um decreto que libera a reabertura as atividades econômicas na cidade. De acordo com o documento, os estabelecimentos ainda devem adotar formas de prevenção e principalmente aglomeração de pessoas.
O comércio estava fechado desde o último sábado (21).O decreto foi divulgado nas redes sociais do prefeito e passar a valer a partir desta quinta-feira (26), ou seja, a previsão é que os comércios reabram já a partir de sexta-feira (27).
A decisão contou com o apoio tanto da Associação do Comércio de Parnaíba como do presidente da república Jair Messias Bolsonaro, com quem Mão Santa esteve na semana passada. O gestor esteve em Brasília (DF) nos dias 17, 18 e 19 de março.
Segundo o documento os dirigentes dos comércios devem criar escalas de trabalho, organizar os espaços e criar outras medidas de prevenção.
De acordo com o Procurador Municipal da Saúde, George Pessoa, o essencial é evitar aglomerações. “
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão. G1-PI