Policiais da PRF-PI iniciam as doações de sangue na Campanha Desafio Sangue Solidário

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí iniciou, nesta segunda-feira (14), as doações de sangue na campanha da PRF “Desafio Sangue Solidário”. Trata-se de um ato de solidariedade em formato de desafio, no qual os policiais rodoviários federais, de todo o país, fazem doação de sangue e desafiam outros policiais a fazerem o mesmo.

Essa nova missão da PRF objetiva também estimular a doação de sangue pela sociedade em todo Brasil, face à necessidade de suprir os atuais estoques de sangue que se encontram em baixa quantidade na rede de saúde, em razão do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

No Piauí, as doações foram inciadas pelos policiais em Teresina/PI na manhã de hoje(14). As doações serão feitas no Hemopi – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí.

A campanha foi lançada pela PRF na última segunda-feira(06) e já alcançou diversas Regionais da PRF no país. A ideia é que a campanha tenha continuidade e alcance toda a PRF, além de estimular outras forças policiais, órgãos públicos, entidades e a sociedade em geral.

É importante ressaltar que mesmo diante do cenário de isolamento social é possível realizar a doação de sangue com segurança, adotando-se todas as medidas de prevenção à contaminação, inclusive com possibilidade de doação com horário marcado, para evitar aglomerações.

No Brasil funcionam cerca de 32 hemocentros, além de aproximadamente 500 serviços de hemoterapia – onde também são feitas coletas e uso do sangue. Segundo o Ministério da Saúde, estes serviços estão preparados para receber doadores com segurança e condições de higiene preventiva, uso de antissépticos e acolhimento que minimizam a exposição e aglomeração. Cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também tem sido intensificados pelos hemocentros.

Confira os requisitos para poder ser doador de sangue:

• Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos.
• Não estar em jejum.
• Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
• Não ter feito cirurgia de grande porte há menos de seis meses e de pequeno porte há menos de três meses.
• Não estar grávida, amamentando ou dado à luz nos últimos 6 meses.
• Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *