Empresas serão classificadas por risco e reabertura do comércio de Teresina terá quatro fases

A proposta de retomada econômica de Teresina durante à pandemia de Covid-19 foi apresentada nesta terça-feira (26) aos vereadores da Câmara Municipal, por videoconferência.

A ideia é alcançar o distanciamento social seletivo, que permite a reabertura do comércio. Não há datas ainda definidas, porém o protocolo desenvolvido vai classificar as empresas e serviços da capital em quatro fases que serão avaliadas a cada 14 dias.

Primeira fase: empresas com grande impacto econômico e baixo risco de disseminação do vírus no local de trabalho ou entre clientes;

Segunda fase: empresas com menor impacto econômico e baixo risco de disseminação do vírus no local de trabalho ou entre clientes;

Terceira fase: empresas com grande impacto econômico e alto risco de disseminação do vírus;

Quarta fase: empresas com menor impacto econômico e alto risco de disseminação do vírus.

A cada fase serão avaliados os riscos e o índice de contaminação. Se não existir segurança para a sequência, a segunda fase, por exemplo, pode não acontecer.

A ampliação das atividades vai depender da testagem de funcionários, rastreamento de contatos que um positivo para coronavírus teve e isolamento. O objetivo é que a ida ao comércio se torne segura.

Membro do Comitê Gestor de Medidas de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Teresina, o professor Washington Bonfim apresentou o planejamento elaborado. “A gente acredita que iremos alcançar até nos próximos 10 dias o ponto mais seguro para tratar sobre essa questão da retomada”, estimou.

Mais de 20 setores foram ouvidos pelo comitê, empresários e entidades de trabalhadores, da construção civil, contadores, advogados, hospitais, clínicas, profissionais de educação física, academias, lojistas, shoppings, indústrias e igrejas.

Três eixos de medidas devem ser elaboradas pelas empresas no processo de retomada: distanciamento físico; limpeza e higienização de ambientes, além da triagem e rastreamento de contatos em casos de funcionários com Covid-19 e desinfecção de áreas contaminadas.

A capital do Piauí totaliza agora 1.821 pessoas infectadas e 57 mortes pelo novo coronavírus.         G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *