Polícia Militar promove testagem em massa do efetivo para Covid-19
O Comando Geral da Polícia Militar do Piauí convoca os grandes comandos, todos os comandantes de Unidades Policiais Militares da capital e do interior, assim como diretorias, Hospital da Polícia Militar, corregedoria, Quartel do Comando Geral e Centro da Assistência Integral à Saúde para participarem de testagem em massa para Covid-19 de todo efetivo ativo da Polícia Militar do Piauí, que totaliza 5.700 PMs.
O tenente-coronel Sá Júnior, a partir desta quinta-feira (28), realizará a entrega dos testes por meio dos grandes comandos ou pessoalmente a cada comandante de OPM. Esses testes devem ser cautelados, conforme as OPMs e na quantidade constante na relação de efetivo por unidade.
Nas cidades do interior, a aplicação dos testes nas sedes de batalhões e suas companhias, incorporadas com seus respectivos GPMs, será de responsabilidade do comandante da OPM, que deverá estabelecer parcerias com os membros da Saúde Pública Municipal e/ou Estadual (UBS, UPA, hospitais) a fim de apoiarem e agilizarem os testes de todos os policiais. Os comandos das Companhias Destacadas e seus respectivos GPMs devem adotar o mesmo procedimento.
O Comandante Geral da PMPI enfatiza que fica terminantemente proibido o pagamento do kit test para Covid-19 à pessoa individual do PM, devendo o teste ser aplicado por profissional de saúde capacitado, indicado pelo comandante da OPM. Ressalta-se ainda a todos os gestores e comandantes da PM da capital e do interior que os testes só devem ser aplicados por profissionais de saúde aptos para tal finalidade.