COVID 19: Enquanto faltam testes para a população em Piripiri, vereador exibe exame realizado pelo município
[Divulgação causou impressão de que apenas poucos privilegiados conseguem testes para o coronavírus na cidade]
Um vereador que faz parte da bancada do prefeito de Piripiri na Câmara Municipal, gerou mal estar ao divulgar resultado de diagnóstico negativo para o Novo Coronavírus. No resultado divulgado consta que o exame foi realizado pelo Laboratório Municipal de Saúde Pública de Piripiri/SUS, através da Secretaria de Saúde do Município, que vem informando publicamente não dispor de testes suficientes para atender a população.
Privilegiados ou não, a publicação gerou dúvidas quanto a forma em que a gestão da saúde municipal estaria utilizando para a realização de exames, onde somente poucos conseguem realizar o teste para o coronavírus, e infelizmente em algumas ocasiões, sequer apresentam sintomas para a doença. Recentemente a prefeitura informou a compra lote de 700 testes rápidos para diagnósticos mais precisos do Coronavírus.
Nessa sexta-feira (05), soubemos pelas redes sociais do vereador que ele realizou teste, fato publicado em seu perfil no Facebook. O fato gerou revolta, na cidade, pois como é do conhecimento de todos, os testes de coronavírus estão contados no mundo, e não devem ser feitos simplesmente por um desejo pessoal. Mas, afinal quem deve fazer o teste? De acordo com o Ministério da Saúde, os testes são indicados primeiramente para pacientes graves e para o pessoal da saúde que trabalha na linha de frente. Segundo ainda o Ministério da Saúde, uma pessoa com condições de pagar pelo exame (caso do vereador), ao se utilizar do SUS para fazer o teste, estaria tirando o teste de um médico ou de uma pessoa com menos condições financeiras, e dependentes do sistema municipal de saúde
Na postagem o vereador não entra em detalhes sobre sua necessidade, apenas informa que testou negativo em um exame realizado pelo SUS. Quando uma pessoa procura um médico particular, e se convencer de que precisa do teste, o médico pode fazer o pedido, e o teste pode ser feito em um laboratório particular. O procedimento utilizado pelo vereador em utilizar tal procedimento causou algumas insatisfações por parte de populares, que questionaram a gestão do município sobre os critérios adotados para a realização dos testes.
Não conseguimos contato com a assessoria do vereador. Não sabemos por quais motivos exatamente ele buscou a realização do teste. No entanto, o acesso fácil a testes para alguns, e outros não em Piripiri, gerou protestos nas redes sociais.