Governo lança decreto que autoriza saúde, construção civil e setor automotivo do PI a iniciar protocolo para retomar atividades
A partir desta segunda-feira (8), os setores da saúde, construção civil e automotivo podem iniciar as adequações e criação de protocolos para a retomada de atividades no Piauí. Depois de assinado um termo de compromisso e com parecer de um comitê criado pelo governo do estado, com base no protocolo e nas adequações feitas, as empresas poderão voltar a funcionar.
O governo informou que todo o processo para solicitação de autorização será feito de forma eletrônica, pelo site:
Redução na transmissão
Segundo o governador, diversos parâmetros foram analisados antes da decisão de iniciar a reabertura dos setores. Alguns foram: a quantidade de leitos de UTI ocupados (53%, nesta segunda, de acordo com o governador; a capacidade de ampliação desses leitos e a taxa de transmissibilidade entre pessoas infectadas e não infectadas, no estado.
“As pessoas, hoje, continuarão adoecendo, mas poderão ser atendidas de forma digna, nossa projeção prevê isso. Além disso, a transmissão, hoje, está em uma taxa em que uma pessoa transmite para apenas mais uma, já esteve em uma taxa de transmissão de uma para três. Dessa forma, sabemos que podemos abrir sem entrar em colapso no sistema de saúde”, explicou.
Sem cuidados, setores podem fechar novamente
Contudo, o governador destacou que uma série de cuidados deverão ser tomados pelas empresas e pelos clientes para garantir que o funcionamento não gere riscos. E que, caso haja problemas neste primeiro momento, a retomada poderá ser paralisada novamente.
“Nunca fizemos isso, é a primeira vez que estou fazendo uma retomada do comércio, se for necessário, daremos passos para trás. Pedimos que as pessoas tenham cuidado, mantem a limpeza dos locais, atenção aos sintomas, uso de máscara constante e mãos sempre limpas, sendo lavadas ou com álcool em gel”, disse.