SENAR-PI lança programa de assistência técnica para benefíciar 90 produtores em Piripiri e região
[O programa que é uma ação que já vinha sendo planejada desde o ano passado, e acontece em parceria com a FAEPI e Sindicato Patronal de Piripiri]
A cerimônia de lançamento do programa de Assistência Técnica e Gerencial (AT e G) do SENAR ocorreu nesta quinta-feira (09), no escritório do DNOCS no Caldeirão. O serviço apresentado não gera nenhum custo e irá beneficiar 90 produtores já a partir desse mês de julho, prestando orientação técnica em três segmentos produtivos dessa região do estado: caprino e ovinocultura, bovinocultura do leite e fruticultura.
O Programa de assistência técnica foi apresentado no escritório do DNOCS no Caldeirão em Piripiri, pelo agrônomo Leovânio Rodrigues com a presença da coordenadora do DNOCS Teresinha Viana e irrigantes do perímetro irrigado Caldeirão que serão assistidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (AT e G) do SENAR.
O programa AT e G segue modelo nacional de metodologia desenvolvido pelo SENAR/Administração Central. No entanto, foi customizada de acordo com características e a realidade do Estado, criando um atendimento técnico para o aperfeiçoamento da produção através de uma série de ações. Estas inciativas estão divididas entre diagnóstico da propriedade, planejamento estratégico, adequação tecnológica e formação complementar para melhorias processuais e análise sistêmica de resultados. Serão realizados acompanhamentos mensais durante o período de dois anos por três técnicos especializados em cada cadeia produtiva, tendo como diferencial, além de trabalhar questões produtivas, envolver fortemente a gestão do negócio.
A definição dos três segmentos produtivos inicialmente atendidos pelo programa ocorreu a partir de estudos prévios realizados no ano passado pelo SENAR-PI. Além de otimizar indicadores técnicos e qualificar o gerenciamento financeiro da propriedade, o AT e G chega a Piripiri visando estimular a visão sistêmica da propriedade rural.