Mais de 5 mil policiais militares atuarão na segurança das eleições no Piauí
Na manhã desta quarta-feira (16), no gabinete da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, ocorreu mais uma reunião preparatória do planejamento das eleições municipais 2020 para os órgãos de segurança que atuam no Estado.
O presidente do TRE-PI, desembargador José James Gomes Pereira, deu início a reunião saudando os membros do Comitê de Segurança da Eleições Municipais de 2020 e demais servidores participantes, e destacou como positiva a disposição dos órgãos de segurança de trabalharem em sintonia com TRE-PI para o pleno cumprimento do pleito eleitoral.
Entre os assuntos abordados estão a fiscalização, policiamento ostensivo, denúncias, efetivo da polícia que atuará no processo eleitoral, entre outros temas. Durante a reunião, foram apresentados dados técnicos do TRE e o detalhamento da demanda do Tribunal para as eleições deste ano.
De acordo com o Comandante-Geral da PM-PI, para garantir a segurança das eleições no Piauí, 5.266 policiais serão escalados e distribuídos conforme a demanda dos municípios, com no mínimo 1 policial presente em cada local de votação. O Órgão também irá disponibilizar um oficial de posto superior para cada zona eleitoral.
Com o intuito de traçar medidas de prevenção a crimes eleitores e organizar a logística de segurança que será utilizada no pleito que se aproxima, a Justiça Eleitoral do Piauí promoverá, ao longo das próximas semanas, uma série de encontros para alinhamento da estratégia de segurança para o Piauí durante as Eleições 2020.
Participaram da reunião além do presidente do TRE-PI, o Diretor Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga; a Secretária de Administração, Orçamento e Finanças, Silvani Maia Rezende; o Comandante-Geral da PM-PI, Coronel Lindomar Castilho; o Sub-Comandante, Coronel Sousa Filho; o Coordenador Geral de Operações, Coronel Rodrigues. 180Graus