Com atenção especial para Piripiri e mais 04 cidades do estado, segurança e vigilâncias sanitárias vão fiscalizar festas de fim de ano
As forças de Segurança e as vigilâncias sanitárias, do estado e municiais, vão fiscalizar as festas de fim de ano para evitar aglomerações e diminuir a disseminação do novo coronavírus durante o Natal e Réveillon, datas em que as pessoas costumam se reunir para celebrar.
A medida foi uma orientação do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para enfrentamento da Covid-19 no Piauí. De acordo com o governo, os dados mostram um quadro de estabilidade nas infecções e mortes pelo coronavírus no estado.
Contudo, as autoridades afirmam que a população deve ter em mente que a pandemia permanece e que as medidas de segurança, como distanciamento social e uso da máscara, continuam indispensáveis.
Em nota-técnica, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reafirmou que os eventos neste período do ano não poderão reunir mais que 100 pessoas, independente do tamanho do espaço em que é realizado.
Limite de pessoas
O órgão definiu o número máximo de 15 pessoas em reuniões familiares. No caso dos eventos drive in, o limite é de até 1 mil espectadores no espaço onde acontece a apresentação artística, com, no máximo, quatro pessoas por veículo.
“Pedimos o respeito a esse limite por domicílio e que essas pessoas sejam do mesmo convívio familiar, para que tenhamos um número menor de pessoas expostas ao risco”, afirmou a diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves.
Segundo o governador do Piauí, haverá atenção especial na fiscalização nas regiões dos municípios de Picos, Piripiri, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.
“Não teremos mais flexibilizações, mas manteremos as regras já estabelecidas usando equipes da PM, Policia Civil, agencias de vigilância sanitária do estado e municípios”, declarou Wellington Dias (PT). G1-PI