Pacientes idosos com Covid-19 recebem oxigênio fora de hospital e sem distanciamento em Barras
Pacientes com Covid-19 idosos foram vistos, na quinta-feira (11), recebendo oxigênio sem distanciamento na calçada do Hospital Regional Leônidas Melo, em Barras, Norte do Piauí. Eles estavam sentados todos juntos, sem o distanciamento recomendado, o que, segundo o infectologista ouvido pelo G1, Nayro Ferreira, pode provocar um agravamento da doença.
Ao G1, a direção do hospital afirmou que as imagens são de pacientes tomando banho de sol e não sendo atendidos. A unidade de saúde informou que o procedimento é de praxe em internações clínicas e, segundo a direção, isso não oferece risco para eles e nem aos demais internados e funcionários.
“A área em que eles estão faz parte da área Covid-19, onde somente os servidores e pacientes têm acesso. O Hospital Regional Leônidas Melo vem trabalhando desde o início da pandemia incansavelmente oferecendo atendimento a todos os pacientes de Barras e região que procuram a unidade de saúde”, informou.
Risco de contaminação cruzada
Contudo, o infectologista Nayro Ferreira afirmou que o desrespeito ao distanciamento pode causar até mesmo a reinfecção por uma variante da Covid-19 a um paciente que já está doente. De acordo com o médico, são grandes as possibilidades de uma contaminação cruzada e piora no quadro clínico.
“São pacientes que provavelmente têm um comprometimento pulmonar importante, porque dois estão de máscaras com reservatório. Eles estão inalando oxigênio e exalando gás carbônico com coronavírus. Esses pacientes correm o risco de se contaminar com a Cepa P, que é a variante que está circulando no Piauí, como estão jogando coronavírus para quem está próximo deles”, explicou.
O infectologista avaliou também que o local onde os pacientes estão tomando sol é completamente errado, porque eles estão fora da unidade hospitalar.
“Os pacientes com Covid-19 deveriam estar em uma parte interna do hospital, como um pátio, ou que abrissem as janelas da enfermaria para circulação de ar e entrada de luz”, aconselhou.
Nayro Ferreira recomenda o distanciamento de 1,5m entre pacientes. “Um paciente que tiver com a variante pode transmitir para o outro, justamente por não manter o distanciamento correto, mesmo que esteja em locais ao ar livre”, explicou o infectologista.
O Hospital Regional Leônidas Melo é referência para tratamento de pacientes com coronavírus e chega a atender 22 municípios vizinhos. A unidade de saúde tem atualmente 12 pacientes ocupando leitos clínicos, do total de 20 leitos. Além deles, existem três leitos de estabilização para o tratamento da Covid-19. G1-PI