Piauí recebe mais de 100 mil doses de vacinas contra Covid-19 nesta quinta-feira
O Piauí recebeu na tarde desta quinta-feira (13) mais 102.100 doses de vacinas contra a Covid-19. De acordo com o Governo do Estado, os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde são os da Fiocruz (AstraZeneca) e do Butantan (Coronavac).
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, informou que as vacinas serão destinadas para a segunda dose e avançar na vacinação do grupo de comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente.
As 72.500 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz serão destinadas para a segunda dose de 22% das pessoas de 65 a 69 anos contempladas na pauta 13-A e 40.230 mil doses para complementação dos grupos inseridos na pauta 18-A são eles: trabalhadores de saúde da pauta 5-A, povos de comunidades tradicionais quilombolas das pautas 9-A e 10- A e pessoas de 65 a 69 anos das pautas 10-A e 12-A.
Já as 29.600 vacinas da Sinovac/Butantan serão para a primeira dose de 3% do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente (12.657 doses). E o restante para complementar as segundas doses.
Na quarta (12), ao anunciar a chega das novas doses, o governador Wellington Dias afirmou que o estado seguirá o plano de imunização e reforçou a importância das duas doses para que a vacina tenha efeito. A última remessa recebida pelo Piauí foram as 16.380 doses da vacina da Pfizer, na terça (11).
Vacinação de gestantes e puérperas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) interrompeu, na quarta (12), a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades através da vacina da AstraZeneca/Oxford para Covid-19.
O órgão informou que continuará a imunização deste grupo por meio de outros imunizantes, Coronavac e Pfizer, mas com indicação médica.
A interrupção é uma orientação do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde (MS), após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter recomendado, na segunda-feira (10), a suspensão imediata da aplicação da vacina contra Covid da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas.
A Sesapi comunicou que as gestantes que já receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford devem aguardar nota técnica do Ministério da Saúde com mais orientações sobre o assunto.
A secretaria informou ainda que o MS reforçou que a suspensão é limitada somente ao público de gestantes e puérperas e que os demais grupos podem receber o imunizante normalmente. G1-PI