Filha de ex-governador Freitas Neto, Kiki Freitas, morre durante o parto em Teresina
A filha do ex-governador do Piauí, Freitas Neto, Maria Cristina Almendra Freitas, conhecida como Kiki Freitas, de 36 anos, morreu nesta quarta-feira (21), durante o parto, em uma maternidade de Teresina. O filho sobreviveu e está sob cuidados intensivos.
Kiki Freitas era cirurgiã dentista e atuava como professora e coordenadora em uma faculdade em Teresina. A causa da morte seria uma embolia amniótica, quando o líquido amniótico cai na corrente sanguínea. É um quadro raro, mas quando acontece, é fatal.
No perfil do Instagram do esposo de Kiki Freitas, Felipe Gomes, uma postagem feita há 19h mostrava o casal na expectativa do nascimento do bebê. “A mais feliz e doce espera”, dizia a legenda. Após o parto normal, Maria Cristina chegou a ver o filho, mas começou a passar mal e acabou falecendo. A criança, chamada Antônio, está em estado grave.
Sobre a embolia amniótica
A embolia amniótica consiste em um distúrbio obstétrico raro, porém extremamente grave. Aproximadamente 80% das gestantes acometidas por este distúrbio falecem e parte das que sobrevivem apresentam sequelas neurológicas.
Prefeitura de Teresina emite nota de pesar
Em nota, a Prefeitura de Teresina lamentou o falecimento da odontóloga. “Kiki Freitas, como era conhecida, se destacou como uma excelente profissional de pesquisa em sua área. O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados e presta condolências nesse momento de dor”, diz trecho da nota.
Centro Universitário UniFacid
O Centro Universitário UniFacid também divulgou nota de pesar lamentando o falecimento de Maria Cristina, que era Coordenadora de Odontologia e Radiologia na unidade de ensino. “Em respeito ao trabalho exercido nestes anos, declaramos luto para hoje (21) onde suspenderemos nossas atividades acadêmicas durante o dia. Nossas sinceras condolências e sentimentos aos amigos, alunos e familiares neste momento de luto”, diz o comunicado. MN