Quatro em cada dez estudantes piauienses sofreram bullying, aponta pesquisa do IBGE

Quatro em cada dez estudantes afirmaram já ter sofrido bullying no Piauí, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (10). Foram entrevistados adolescentes de 13 a 17 anos, de escolar públicas e privadas. As situações humilhantes relatadas ocorreram em até 30 dias antes da realização da pesquisa.

Entre os motivos apontados pelos jovens pelo qual sofreram as agressões verbais estão:

17% – aparência do corpo;
10,5% – aparência do rosto;
4,5% – cor ou raça;
2,3% – religião;
2,2% – orientação sexual;
1,2% – região de origem;
já 61,2% dos estudantes indicaram outras razões não especificadas no questionário.

Entretanto, no âmbito da internet, o número de estudantes que sofreram bullying cai. Apenas 12% dos entrevistados informaram terem sido ameaçados, ofendidos ou humilhados em redes sociais, ou aplicativos de celular. Em relação às agressões físicas, somente 10,6% dos estudantes afirmaram terem passado por essa situação no período determinado pela pesquisa.

Por outro lado, 9,9% dos estudantes piauienses assumiram terem praticado algum tipo de violência verbal contra colegas. De acordo com o IBGE, a proporção de agressores é maior entre os homens (12,7%) do que entre as mulheres (7,4%). O número também foi maior entre estudantes de escolas privadas (14,2%) do que entre os de instituições públicas (9,2%).   G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *