Will Smith dar tapa em Cris Rock durante premiação do Oscar 2022; confira os vencedores

Will Smith invadiu o palco da cerimônia do Oscar neste domingo e deu um tapa no rosto de Chris Rock, por ele ter feito uma piada sobre a sua mulher, um incidente que viralizou e deixou o público se questionando se teria se tratado de uma encenação.

Ao apresentar o prêmio de melhor documenário com uma breve cena de comédia, Rock fez uma piada comparando o cabelo curto de Jada Pinkett Smith com a personagem de cabelo raspado de Demi Moore no filme de 1997 “GI Jane”.

Em um momento que causou um silêncio constrangedor no teatro, Smith caminhou até Rock e lhe deu um tapa no rosto, antes de retornar ao seu lugar ao lado de Jada e gritar obscenidades. “Mantenha o nome da minha mulher fora da sua boca“, gritou Smith, o que levou os produtores a cortar o áudio da transmissão pela TV por alguns segundos.

Jada Pinkett Smith, que também é atriz, sofre de alopecia e revelou publicamente seu diagnóstico em 2018. Segundo Scott Feinberg, da “The Hollywood Reporter”, que estava no teatro, um Smith choroso teve que ser “afastado e confortado” por Denzel Washington e Tyler Perry durante o intervalo comercial.

Após a premiação, a academia de cinema emitiu um comunicado sobre o ocorrido ressaltando que não é a favor da violência.

“A Academia não tolera a violência de nenhuma forma”, diz um comunicado postado na conta do Twitter da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas cerca de duas horas depois que Will Smith perdeu a paciência com o colega.

Para os aficionados pela premiação, ficou faltando um pouco de pulso do Oscar para lidar com a situação. Nas redes sociais, inclusive entre famosos, existiam aqueles que queriam que a academia tivesse feito mais que emitir uma declaração.

“Peço à Academia, da qual sou membro que tome medidas disciplinares contra Will Smith . Ele desonrou toda a nossa comunidade esta noite”, disse Marshall Herskovitz, produtor de O Último Samurai.

Chris Rock decidiu não registrar um boletim de ocorrência – pelo menos por enquanto. Isso significa que Smith não será acusado de agressão ou enfrentará até seis meses atrás das grades e uma multa de até US$ 100.000 que poderia resultar de tal acusação.

Segundo o Deadline, Will Smith não falou com jornalistas ou respondeu a qualquer tipo de pergunta após a premiação.

O filme “Coda – No Ritmo do Coração” , da diretora Sian Heder, foi escolhido como o melhor filme do ano pelo Oscar na noite deste domingo (27).

O longa, feito pela Apple TV e que conta a história de uma jovem que vive em uma família de pessoas com deficiência auditiva, se tornou a primeira obra feita em plataforma de streaming a levar a estatueta mais importante da noite. Além de melhor filme, “Coda” também conquistou o prêmio de roteiro adaptado e o ator Troy Kotsur foi escolhido o melhor coadjuvante – se tornando a primeira pessoa surda a ganhar uma categoria.

Já o filme “Duna” foi o maior vencedor nas categorias técnicas, ganhando seis das 10 indicações. O longa “Ataque dos Cães”, que tinha sido o maior indicado com 12 nomeações, saiu da noite com apenas um prêmio, a de melhor direção com Jane Campion.

O italiano “A Mão de Deus”, do diretor Paolo Sorrentino, não conseguiu conquistar o prêmio de melhor filme estrangeiro. O vencedor foi “Drive My Car”, do japonês Ryusuke Hamaguchi.

Os outros italianos na disputa também acabaram ficando sem prêmio. O diretor Enrico Casarosa não conseguiu ganhar com “Luca” na categoria melhor animação – prêmio que ficou com o favorito “Encanto”; já Massimo Cantini Parrini, que estava ao lado de Jacqueline Duran disputando o melhor figurino com “Cyrano”, perdeu para o longa “Cruella”.

A estatueta de melhor atriz foi para Jessica Chastain (“Os Olhos de Tammy Faye”) e a melhor canção foi para Billie Eilish e Finneas com “No Time to Die” do filme “007 – Sem Tempo para Morrer”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *