Governadora Regina Sousa nomeia novos secretários no Piauí; veja lista

A governadora Regina Sousa (PT) nomeou novos secretários para o mandato que durará nove meses, após substituir Wellington Dias (PT). A maioria das mudanças acontece devido à saída dos ex-gestores para disputar as eleições 2022.

Ao todo, foram 12 alterações. As 11 novas exonerações e nomeações foram publicadas já no Diário Oficial dessa quinta (31). Uma mudança já tinha sido anunciada anteriormente: na secretaria de governo.

As mais recentes trocas foram nas secretarias de saúde, cidades, cultura, fazenda, turismo, infraestrutura, transportes, de agronegócio e empreendedorismo rural, na coordenadoria de enfrentamento às drogas, na superintendência de parcerias público-privadas e no comando da Polícia Militar.

Essas foram as mudanças realizadas até o momento e são válidas a partir deste dia 1º de abril, conforme a publicação.

Polícia Militar
Foi exonerado o coronel Lindomar Castilho e nomeado o coronel Scheiwann Scheleiden Lopes.

Enfrentamento às drogas
Foi nomeado Sâmio Falcão Mendes para o comando da coordenadoria.

Governo
O secretário Osmar Júnior deixou o cargo e Antônio Rodrigues Neto assumiu a vaga.

Agronegócio
Jonas Moura de Araújo assume a secretaria agronegócio e empreendedorismo rural.

Fazenda
Após saída de Rafael Fonteles, assume Antônio Luiz Soares Santos.

Saúde
Florentino Neto deixou o cargo e foi nomeado Antônio Neris Machado.

Turismo
Marcelo Rodrigues da Costa assume a pasta.

Infraestrutura
Deusval Lacerda de Moraes foi nomeado para o cargo.

Transportes
Maria Vilani da Silva é a nova secretária de transportes.

Cidades
Quem assume a pasta é Gustavo Henrique Mendonça Xavier.

Cultura
Carlos Adalberto Ribeiro Anchieta assume a vaga deixada por Fábio Novo.

Suparc
A Superintendentência de Parcerias e Concessões ficará sob o comando de Érica Feitosa Coelho Marinho, com a saída de Viviane Moura.

Regina assume vaga deixada por Wellington
Wellington Dias (PT) renunciou ao cargo e Regina Sousa (PT) assumiu na manhã de quinta-feira (31) a posse como governadora do estado do Piauí.

Regina Sousa , durante discurso de posse, destacou que o foco de sua gestão, que ela declarou como um comando de “continuidade, e não um novo governo”, será de combate à pobreza.

Ela falou ainda sobre questionamentos que considera “machistas” sobre não ter sido eleita para o cargo de governadora.

“Nem nos meus sonhos mais dourados sonhei estar aqui, como governadora. Escolhida pelo voto sim, fui eleita sim. E aos que questionam, não há eleição para vice, minha foto estava ao lado da de Wellington nas eleições. Estou aqui, mulher negra, governadora sim, colocando um tijolinho no empoderamento das mulheres”, declarou.

Quem é Regina Sousa
Maria Regina Sousa, 71 anos, se torna a primeira mulher a assumir o cargo efetivamente. Formada em Letras, com habilitação em língua portuguesa e francesa, pela Universidade Federal do Piauí, exerceu também a carreira bancária.

Wellington Dias (PT) deixa o cargo após dois mandatos consecutivos – e quatro ao todo como governador – e deve concorrer ao Senado nas eleições de 2022.

Com a posse, Regina se tornará uma das três mulheres a governar um estado do país neste ano. Na história do país, apenas nove mulheres foram eleitas para o comando do executivo estadual em seus estados.      G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *