Focos de queimadas crescem quase 120% no Piauí no mês de julho
O Piauí registrou aumento no número de queimadas no mês de julho. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado registrou 561 focos de queimadas durante o último mês, totalizando 305 a mais que o mês de junho. Um aumento de quase 120% entre os dois meses.
Entretanto, quando comparado aos sete primeiros meses de 2021, o mesmo período para 2022 apresenta uma redução de casos. Isso porque, durante janeiro a julho do ano passado, o Piauí teve 1.723 registros de focos de queimadas. Já em 2022, foram 1151 casos. Os números representam uma redução de 33,2% dos casos.
Queimadas próximas à rede elétrica
Mas, apesar dessa redução de queimadas em 2022, a população deve ficar atenta aos riscos de provocar queimadas, como aquelas realizadas próximas à rede elétrica. Isso porque as altas temperaturas causam danos as estruturas, como cabos partidos e postes quebrados.
Segundo a Equatorial Piauí, os municípios de Canto do Buriti, Brejo do Piauí e Tamboril do Piauí tiveram o fornecimento interrompido devido à queimadas. A empresa também registrou o aumento desse tipo de ocorrência. Como consequência, alguns municípios acabam sofrendo com interrupções no fornecimento de energia.
“Vale ressaltar que, quando a rede elétrica é atingida por uma queimada, são necessários reparos e manutenções mais complexas, o que, por consequência, demanda um tempo maior para a recomposição do sistema elétrico”, informou a concessionária.
Dados fornecidos pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Piauí apontam que, no primeiro semestre de 2022, já registrou 761 casos envolvendo queimadas que prejudicaram o fornecimento de energia. Isso apontaria um crescimento de 38% na média mensal quando comparada ao mesmo período de 2021.
Confira como evitar queimadas e riscos com a rede elétrica
Evite acender fogueiras, principalmente próximo à rede elétrica;
Não jogue pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;
Apague com água as cinzas de fogueiras, para evitar que o vento leve as brasas para as matas, e não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões;
Não acenda velas e fogueiras próximos à vegetação mais seca;
Evite queimadas para limpar pastagens ou plantio agrícola. G1-PI