Altos vai à pré-Copa do Nordeste, e presidente da FFP lamenta Parnahyba e 4 de Julho de Piripiri de fora
Roberto Brown, presidente da Federação de Futebol do Piauí, lamentou a mudança do regulamento da CBF para disputa da pré-Copa do Nordeste. Com a modificação em relação ao número de participantes, que saiu de 24 clubes para 16, dois clubes piauienses que viviam a expectativa de participar da fase preliminar do torneio ficaram de fora: Parnahyba e 4 de Julho. Apenas o Altos vai representar o time piauiense no torneio eliminatório – por ter melhor colocação no ranking entre os times do estado.
A diminuição na quantidade de equipes é por causa do encurtamento de datas de disputas de jogos para a competição. As duas fases do pré-Nordestão vão ser disputadas nos dias 5 e 8 de janeiro, de acordo com o que foi previsto pela entidade.
A CBF considera, como primeiro critério, a classificação dos clubes nos estaduais e, em segundo lugar, a posição do clube melhor ranqueado na entidade. Nos dois jogos das fases eliminatórias, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC) joga a partida única como mandante.
Confira todas os times que vão participar da pré-Copa do Nordeste:
AL: ASA;
BA: Jacuipense e Vitória;
CE: Caucaia e Ferroviário;
MA: Cordino e Moto Club;
PB: Sousa e Botafogo-PB;
PE: Retrô e Santa Cruz;
PI: Altos;
RN: Potiguar de Mossoró e América-RN;
SE: Falcon e Confiança.
O Fluminense-PI, campeão do Piauiense de 2022, é o único representante do estado classificado de forma direta para a fase de grupos da Copa do Nordeste. Além do Vaqueiro, outras 11 equipes aguardam o sorteio dos grupos, que acontece no dia 10 de novembro. A fase de grupos da competição deve ter inicio no 22 de janeiro.
Estão garantidos na disputa ABC (RN), Atlético de Alagoinhas (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CRB (AL), Fluminense (PI) Fortaleza (CE), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE). GE-PI