Número de mulheres envolvidas com drogas aumenta 100% em 10 anos

mulheres

No dia “D” de combate às drogas, o Piauí TV 2ª Edição mostrou que o número de mulheres envolvidas com o consumo e o tráfico de drogas no Piauí é praticamente o dobro do registrado há 10 anos. Por outro lado, faltam locais adequados para o tratamento das dependentes. A única casa específica para o público feminino no estado esteve prestes a fechar e assim a luta contra o vício fica ainda mais difícil.

Uma mulher que prefere não se identificar tem 34 anos. Há cinco ele conseguiu se livrar da cocaína e do crack, drogas que ele experimentou a convite de uma amiga. “Eu me afastei das pessoas que realmente gostavam de mim. Logo depois, eu comecei a perceber que me isolava muito e que eu estava a cada dia me acabando”, contou a ex-usuária.

Um relatório divulgado pela corregedoria do Poder Judiciário Estadual revelou que três em cada 10 pessoas envolvidas com drogas no Piauí são mulheres. O documento diz também que 59% das mulheres presas na capital estão envolvidas com o tráfico de entorpecentes.

No Piauí, existem espaços exclusivos para homens. Um deles é coordenado por Célio Barbosa, um ex-usuário que há 30 anos se dedica a recuperação de dependentes químicos. Ele depende agora de uma formalização de um acordo com a prefeitura para construir uma comunidade terapêutica só para mulheres.

“Já recebemos cerca de R$ 500 mil de equipamentos, temos o dinheiro para a construção da planta só tem uma pequena burocracia dentro da prefeitura na questão de documentação”, afirmou Célio.

No ano passado, o único lugar para mulheres foi inaugurado, mas só atende apenas 20 pessoas a cada seis meses com equipes multidisciplinares e tem conseguido mudar a vida de jovens, antes sem perspectivas. “Eu usava crack e todo tipo de droga, quando não tinha eu roubava ou me prostituia. Depois do tratamento me considero outra pessoa”, falou a paciente, Camila Santos.  G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *