UFPI abre investigações para decidir pena a mestrando suspeito de estuprar e assassinar aluna em sala da instituição

Uma comissão de sindicância foi formada na Universidade Federal do Piauí (UFPI) para apurar as condutas de Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, suspeito de estuprar e matar a estudante Janaína Bezerra, de 22 anos, no último sábado (28), dentro de uma sala da instituição.

Segundo o reitor Viriato Campelo, a sindicância irá apurar as atitudes de Thiago para além da questão criminal, independente dos resultados da investigação criminal e do processo, por exemplo, como ele usava a Sala de Estudos onde teria acontecido o crime.

A Comissão de Sindicância terá o prazo de 30 dias, a contar de segunda-feira (30), para investigar e tomar providências no âmbito da universidade.

Além disso, outra investigação semelhante foi iniciada no Programa de Pós-graduação do Departamento de Matemática, do qual o suspeito fazia parte. Os resultados dessa investigação devem ser remetidos à Comissão de Sindicância, que decidirá as atitudes a serem tomadas e punições ao suspeito.

Segundo o professor Carlos Humberto, chefe do Departamento, as apurações podem chegar à pena máxima e levar ao cancelamento da matrícula, ou seja, à expulsão do aluno.

“O cancelamento de matrícula, o jubilamento, é a última categoria de punição da universidade, e pode sim acontecer”, disse o professor Humberto.

CONFIRA ENTREVISTA AQUI

Festas suspensas

Uma portaria assinada pelo vice-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Viriato Campelo, nesta segunda-feira (30) suspende os eventos festivos nas instalações da instituição de ensino. A medida tomada dias após a estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, 22 anos, ser estuprada e morta em uma sala do mestrado em matemática da universidade.

A suspensão dos eventos acontecerá até a regulamentação da temática pelo Conselho Universitário. Durante este período, excepcionalmente, eventos poderão ocorrer mediante solicitação formal, com a autorização expressa do gestor do espaço.

Segundo o reitor Viriato Campelo, as festividades que devem ser suspensas são aquelas que “não tenham caráter acadêmico e científico”. Eventos relacionados a lançamentos ou exposição de trabalhos podem ocorrer.

Estupro e morte na UFPI

Janaína da Silva Bezerra, 22 anos, foi estuprada e assassinada na madrugada do dia 28 de janeiro, sábado, durante uma festa de calourada ocorrida no espaço do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no campus de Teresina, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O suspeito, Thiago Mayson da Silva Barbosa, 28 anos, está preso. Ele é estudante do mestrado em matemática da instituição e foi encontrado com a jovem desacordada nos braços por seguranças da instituição, que conduziram a vítima e o suspeito ao Hospital da Primavera.

Conforme investigação da polícia, com base em colheita de provas e depoimentos, os dois já se conheciam e se encontraram na festa. O jovem, por usar uma das salas do mestrado para estudos, tinha a chave do local, onde levou a vítima.

Ele chegou a relatar à polícia que os dois tiveram sexo consensual, até que a jovem desmaiou em dois momentos. Na segunda vez, ele saiu da sala com a jovem nos braços, segundo ele, para buscar ajuda. Os seguranças informaram, segundo a polícia, que a jovem tinha manchas de sangue nas partes íntimas e já estava sem pulsação.

No hospital, a equipe médica relatou que ela já chegou sem vida. O laudo do IML constatou que ela sofreu estupro e morreu em decorrência de ter tido o pescoço quebrado, o que pode ter acontecido por torção ou tentativa de asfixia.      G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *