Em 2022, 21 pessoas morreram vítimas de acidentes de trabalho no Piauí; notificações aumentaram 17,3%
Em 2022, 21 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Piauí, segundo o levantamento realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-PI). Além disso, no ano passado, o estado registrou 2.180 notificações por acidentes de trabalho, ou seja, um aumento de 17,3% no número de notificações entre 2022 e 2021.
Teresina é o município piauiense que concentra a maioria das notificações por acidentes de trabalho, com 64% dos registros. Em seguida está Parnaíba (5%), União (3%), Picos (3%) e Floriano (2%).
Os dados alimentam o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho e se baseiam nas comunicações de acidentes de trabalho ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo a coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT-PI, a procuradora Maria Elena Rêgo, os dados são fundamentais para a articulação de políticas preventivas contra acidentes de trabalho.
“São com esses dados que podemos atuar de forma mais firme e também baseada na realidade de cada estado e/ou município para evitar que tenhamos nossos trabalhadores afastados ou até mesmo perdendo a vida por situações evitáveis”, declarou.
Contudo, o órgão acredita que os números são ainda maiores e que há subnotificação de, pelo menos, 30,4% dos casos. G1-PI