Bolsa Família bloqueado: saiba o que fazer e como atualizar informações
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) interrompeu o pagamento do Bolsa Família de 1,2 milhão de pessoas no Brasil. O bloqueio foi devido a inconsistências cadastrais, uma vez que havia quem recebesse o auxílio sem mais precisar dele e uma fila de outros à espera de uma oportunidade para receber.
De acordo com o Governo Federal, os beneficiários bloqueados forma os que entraram no cadastro único no segundo semestre do ano passado informando que, agora, moram sozinhos. Estes, necessitam atualizar as informações para voltar a receber o benefício. Com isso, o MDS objetiva verificar as famílias que são realmente unipessoais.
Portanto, quem se cadastrou no período citado, mora sozinho e teve o Bolsa Família bloqueado neste mês de abril, tem até 60 dias para ir ao posto de atendimento em seu município para atualizar suas informações cadastrais. Estando os dados corretos e sendo comprovada a condição, o benefício volta a ser pago, incluindo as parcelas bloqueadas.
“O cidadão comprova as informações, volta à folha de pagamento normal do programa e recebe as parcelas referentes aos meses em que ficou sem o pagamento”, resume o ministro Wellington Dias.
Dias ressalta ainda que não é intenção do Governo penalizar ninguém, mas corrigir distorções verificadas no último ano, quando houve um aumento considerável de registros unipessoais. Tanto que, conforme o MDS, o último mês de março foi o primeiro, desde janeiro de 2022, em que entraram no cadastro único, em números absolutos, mais famílias do que registros unipessoais.
Também em março, a entrada de cadastros unipessoais foi 66% menor que a média observada em 2022, quando se inscreveram mais de 500 mil pessoas em um único mês. “A nossa atuação é para verificar quem, de fato, mora sozinho e quem mora com a família, mas se cadastrou como se morasse sozinho”, completa o ministro.