Abelhas voltam a atacar e enxame é capturado no quintal de residência em Piripiri
Bombeiro Civil David Brito usou uma roupa especial para a captura das abelhas
Na noite deste sábado (19) um enxame de abelhas foi capturado no quintal de uma residência nas proximidades do Parque Village no bairro Santa Maria em Piripiri. Este é o segundo caso registrado nos últimos dias na cidade.
O Bombeiro Civil David Brito que também é apicultor e atendeu a ocorrência, relatou que o enxame estava dentro de um balde no fundo do quintal da casa e que os insetos estavam bastante agitados, atacando as pessoas nas proximidades do local. Com roupas e equipamentos especiais as abelhas foram capturadas pelo bombeiro, seguindo as recomendações técnicas, tentando garantir a segurança dos moradores da casa e vizinhos.
O enxame foi levado para um apiário em uma chácara na zona rural de Piripiri.
Na noite da última quinta-feira (17), um enxame de abelhas da espécie “italianas” foi capturado pelo Corpo de Bombeiros na rua Antenor de Araújo Freitas no bairro Fontes dos Matos em Piripiri. O enxame estava localizado em colmeia numa árvore localizada na via pública em frente a um mercantil e chegaram a causar um acidente de moto, quando o motociclista ao ser atacado pelas abelhas perdeu o controle da motocicleta, caiu e ficou ferido. Confira matéria abaixo:
Bombeiros capturam enxame de abelhas que causaram acidente de moto em Piripiri
Por que as abelhas migram para a cidade
Segundo a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, a mudança de local é natural para as abelhas. Quando há privação de alimento, uso de agrotóxicos, calor ou estresse, elas abandonam a colmeia para procurar outro local onde o grupo e, principalmente, a rainha, pode sobreviver.
Paredes duplas, beiral das casas, chaminés, baldes, tambores, pneus, pias de cozinha e bobinas de madeira entre outros. No caso de Piripiri, a invasão de abelhas em determinados pontos da cidade pode ser motivado pelas queimadas frequentes que têm assolado a região nos últimos meses.