Agricultores Familiares de 48 municípios do Piauí serão beneficiados com o Garantia Safra
A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Piauí (SAF) executará, a partir deste mês de março, o pagamento de mais de R$ 29 milhões do Garantia Safra, referentes ao ano agrícola de 2022/2023. O benefício vai atender 24.725 famílias de agricultores familiares em 48 municípios do estado, no valor de R$ 1.200. A autorização para os pagamentos foi publicada na Portaria Nº 127, no Diário Oficial da União de 15 de março. O benefício integral será pago em parcela única.
O Garantia Safra faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como prioridade atender as agricultoras e agricultores familiares que tiveram perdas em sua produção, seja por período de estiagem ou excesso de água. Para ser incluído no programa, os produtores rurais precisam ter uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo, e uma produção de milho, feijão, mandioca e algodão numa área plantada de 0,6 a 5 hectares.
O superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar, Clébio Coutinho, destaca que o Garantia Safra traz uma segurança financeira maior para quem perdeu mais da metade de sua produção. “Essa é uma notícia positiva para o estado porque foram agricultores que tiveram problemas no ano agrícola passado e tiveram perdas de 50% em sua safra. O pagamento do seguro é uma ação importante porque proporciona uma maior renda para essas famílias, trazendo mais segurança para quem produz”, destacou o gestor.
Confira a lista de municípios beneficiados nessa primeira etapa: