Agricultores preparam suas roças na expectativa de um bom inverno
Os agricultores estão esperançosos com o período chuvoso (que chamam de inverno) deste ano de 2014. É o que podemos constatar em recente passagem pela zona rural de Piripiri.
A prática da agricultura familiar tem diminuído com o passar dos anos, um dos motivos é o egresso de muitos jovens que poderiam ser uma boa mão de obra na agricultura familiar, indo buscar oportunidade de emprego no Sul do país.
Essa realidade diminuiu a prática das roças na zona rural com plantação de milho, feijão, melancia, arroz e outras culturas que são muito apreciadas, principalmente no período da Semana Santa. Segundo Dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), que apontam para um inverno irregular no semiárido do Nordeste e norte do Nordeste onde estamos situados . Os dados são referentes aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março.
Ressalta-se que, para o trimestre em questão, o posicionamento de sistemas típicos dos meses de verão, associados com a circulação de verão na alta troposfera, ainda pode contribuir para aumentar a irregularidade na distribuição espacial e temporal das anomalias de precipitação sobre o norte da Região Nordeste.
A previsão aponta que as chuvas tenderão a se regularizar a partir de meados do mês de Março e sendo assim, vamos ficar na torcida para que possamos ter um segundo trimestre bom.