Após 14 anos, aeroporto internacional do Piauí recebe voo comercial
Primeiro voo comercial em 14 anos, em Parnaíba (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Após muita especulação e mudança de data, o Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, em Parnaíba (PI), a 350 km de Teresina, recebeu neste sábado (29) seu primeiro voo comercial em 14 anos. O G1 e mais de 60 pessoas, entre passageiros, autoridades e imprensa, estavam presentes no voo que saiu de Teresina com destino a cidade litorânea e durou 45 minutos.
O início da operação comercial representa a esperança de acabar com a subutilização do terminal que tem capacidade para receber 100 mil passageiros por ano, mas que teve movimento de apenas 2.922 passageiros de voos privados e de táxi aéreo em 2013, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o espaço desde 2004.
De acordo com a empresa Azul Linhas Aéreas, o voo terá frequência semanal( às quintas, sábados e domingos), do novo destino para a capital cearense. A partir do dia 5 de abril, Teresina entra para as rotas atendidas a partir do Aeroporto Internacional de Parnaíba. Será uma decolagem aos sábados e outra aos domingos para a capital.
O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, acredita na viabilidade das operações da companhia e disse que a oferta de três voos por semana será o pontapé para que outras companhias tenham interesse em investir na cidade.
“Parnaíba é uma cidade com comércio pujante, de grande potencial turístico. Acredito que essa oferta inicial de três voos logo será ampliada e esperamos que novas empresas também manifestem interesse”, afirmou.
O governador do Piauí, Wilson Martins, afirmou que a integração do litoral do estado a malha aérea nacional deve alavancar o turismo na região. “Agora Parnaíba está incluída no roteiro dos voos regionais e esse é um momento importante para a cidade melhorar os seus serviços como comércio, setor do turismo e continuar no caminho do desenvolvimento”, destacou.
Presente no voo inaugural, o casal formado por Jefferson Neves, que há 10 anos saiu de Parnaíba para morar em Brasília, e a técnica em nutrição Gerliane Ribeiro, disse ter ficado bastante satisfeito com a oferta de voos regulares e pretende fazer viagens com mais frequência para o litoral do Piauí. “Fiquei feliz em saber desse voo e isso diminuiu custos e o tempo da nossa viagem”, disse Jefferson.
Remacarção de voo
No início do ano o Governo do Estado anunciou que os voos oficiais para o litoral seriam realizados a partir de fevereiro, mas de acordo com o superintendente de Turismo de Parnaíba pendências no sistema operacional e formalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) atrasaram a assinatura do termo de acordo. O voo inaugural que aconteceria no dia 20 de março foi adiado para o dia 29.
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras aguardava a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) do pedido de Hotran (Horário de Transporte) para iniciar a venda de passagens para o destino Parnaíba / Fortaleza. G1-PI