Campanha “Faça Bonito” prossegue com várias palestras e atividades em Piripiri
Na quinta-feira passada (15), mais duas palestras foram realizadas – uma pela manhã, na Unidade Escolar Cassiana Rocha e, na parte da tarde, na Unidade Escolar Judith Santana, com a equipe de técnicos do CRAS II -, desenvolvendo as ações da campanha “Faça Bonito” que teve como foco inicial uma o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O publico alvo destas palestras foram os alunos e educadores das duas escolas do município. A palestrante foi a pedagoga do CRAS II, Socorro Silva, que teve como principal objetivo falar sobre a violência sexual e, principalmente, orientar esses profissionais sobre como identificar dentro do contexto escolar crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual.
Segundo a coordenadora do CRAS II, Ana Valéria, a intenção da palestra é identificar o problema e encorajar os profissionais a denunciarem situações de violência sexual.
“A ideia de realizar um trabalho voltado para as escolas é fazer a informação e mobilização de todos na sociedade sobre a importância da denúncia e como o olhar atento da escola é importante na contribuição para amenizar, ou até mesmo diminuir, os casos de violência contra crianças e adolescentes”, pontuou a coordenadora Valéria.
Ainda na tarde desta quinta-feira o CRAS I, tendo à frente a pedagoga Valdeniza Silva, realizou uma atividade com as crianças através de uma caminhada pelas principais ruas do bairro germano e adjacências, com cartazes e faixas confeccionados pelas próprias crianças a fim de desenvolver atenção delas para o assunto com uma atividade salutar.
Outro ponto alto e importante desta campanha, que é coordenada pela SETAS, acontece no Instituto Federal de Educação (IFPI), que realiza palestra informativa para seus alunos com a psicóloga Cristiana Galeno, Coordenadora de Extensão do Campus de Piripiri, mostra de vídeo com os alunos do segundo
ano da noite e debate com júri no pátio da instituição, nos intervalos das aulas.