Candidato a vereador no Piauí tem muro pichado com ameaça: ‘Vai morrer’

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores se manifestou sobre ataques homofóbicos contra o candidato a vereador Well Lima (PT), da cidade de Pedro II.

O partido repudiou e denuncia as ameaças e tentativa de intimidação motivadas por homofobia contra o candidato, que teve o portão e muro pichados com a frase: “Well vai morrer”.

“As ameaças nas redes sociais ao candidato já vinham ocorrendo sem que houvesse qualquer ação para coibi-las. No dia 13 de outubro, a residência do candidato foi alvejada por tiros e teve portão pichado com ameaça de morte. Essa é uma demonstração inequívoca que ainda estamos longe de garantir respeito e dignidade às pessoas LGBTI. A utilização de práticas fascistas ainda é comum em nossos dias e nos leva a uma grave constatação: pessoas LGBTI são diariamente oprimidas de diversas formas”, informou o partido em nota.

No Facebook, o candidato comentou a situação.

“Quero agradecer a Deus pela minha vida e a todos vocês pelo carinho, recebi mais de 200 mensagens no Facebook e mais de 150 no whatsapp e sei que não vou conseguir responder todo mundo agora. Vou fazer uma live aqui no meu Facebook para contar tudo o que aconteceu e agradecer a cada um que se preocupou comigo.
Que Deus abençoe nossa cidade, eu sigo firme e mais forte no nosso projeto de mudança em busca de dias melhores para Pedro II”.

Confira o restante da nota do PT:
Os fatos comprovam que as pessoas LGBTI não têm direitos garantidos, em especial na política, pois suas candidaturas sofrem todo tipo de violência, inclusive ameaças de morte. Infelizmente essa é a realidade sem disfarces ou máscaras.

As ameaças ao companheiro Well Lima constituem também um mecanismo de silenciamento e invisibilidade para impedir a denúncia, a reflexão e a crítica sobre a situação das pessoas LGBTI.

Em nosso país sempre foi assim: os poderosos falam, decidem, resolvem, determinam quem pode ou não pertencer “à sociedade”.

Felizmente esse cenário tem mudado, especialmente pela ação corajosa de quem não se intimida, não se deixa silenciar amedrontar. As pessoas LGBTI são parte da sociedade, queiram ou não os que usam de qualquer tipo violência contra elas.

Diante desse gravíssimo fato manifestamos nossa solidariedade e apoio ao companheiro Well Lima e esperamos que as autoridades atuem de maneira rápida no intuito de descobrir e responsabilizar os autores, para que sejam levados à justiça.

Reivindicamos proteção efetiva ao companheiro por parte das autoridades de segurança pública do estado, para garantia da integridade física de nosso companheiro.    180Graus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *