Casa de Acolhimento em Piripiri recebe técnicos da SASC para vistoria e tem avaliação positiva
Está prevista para os próximos dias a inauguração da Casa de Acolhimento de crianças na cidade de Piripiri. O projeto de criação da casa é inédito na cidade, e vai prestar assistência à crianças de zero a 12 anos em situação de rompimento com o vínculo familiar. A vistoria dos técnicos da SASC, aconteceu na manhã dessa quarta-feira (06). A equipe se reuniu na SETAS, e logo em seguida foi conhecer as futuras instalações do local.
A Casa de Acolhimento fará parte da estrutura administrativa da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS). A nova unidade da SETAS será coordenada pelo enfermeiro Diego Maurício que também acompanhou a equipe de vistoria técnica da SASC. A Casa de Acolhimento terá capacidade para atender 10 crianças, cujas famílias encontram-se temporariamente impossibilitadas de cumprir sua função de cuidado e proteção. Em seu projeto constam recepção, cozinha, dormitórios que poderão abrigar as crianças de ambos os sexos.
A secretária Clarinda Andrade, explica como ela se sente neste momento em que Piripiri se prepara para dar mais um salto de qualidade na área do social, “Crianças que sofrem com negligência, maus tratos, abandono, violência física, abuso sexual serão o público prioritário da Casa de Acolhimento. Elas serão atendidas através de ações que atendam as suas necessidades básicas, resguardando a sua integridade física, e ainda, trabalhando o resgate dos vínculos familiares com a família de origem”, disse a secretária Clarinda.
A Diretora da Unidade Proteção Social da SASC, Daniele Travassos , que coordenou a vistoria disse que o município está de parabéns, pois dispõe de um espaço dentro das normativas para fornecer esse serviço com qualidade. “Como Estado constatamos aqui que Piripiri pactuou devidamente todas as exigências públicas, é um local novo bem dividido, tudo bem projetado para o atendimento pleiteado pelo município no projeto, isso mostra que a gestão está sendo bem avaliada”, completou a Daniele Travassos.