Procissão e Missa de Ramos abrem a programação religiosa da Semana Santa em Piripiri
Centenas de fiéis participaram da procissão e da missa de Ramos na cidade de Piripiri, a 168 km ao Norte de Teresina, neste domingo (10/04), abrindo a programação da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios para a Semana Santa. Outras duas procissões e várias missas deverão acontecer até o Domingo de Páscoa, dia 17 de abril.
O pároco Frei Leandro, OFM, abençoou os ramos dos paroquianos no santuário de Nossa Senhora dos Remédios, no Morro da Saudade, onde fica uma estátua da padroeira.
De lá, a multidão de fiéis percorreu as avenidas Dr. Pádua Mendes e Tomaz Rebêlo até chegar ao adro da igreja matriz onde foi celebrada a Missa de Ramos. “Nós queremos revelar o nosso amor à Igreja [Católica], ao nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa fé. Se estamos aqui é porque temos fé. A nossa fé é maior e nos faz vencer o medo porque Jesus caminha conosco”, disse Frei Leandro se referindo à coragem das pessoas de manifestarem sua fé diante da pandemia.
Depois, o pároco conduziu a procissão, acompanhado dos Ministros da Eucaristia, Guardiões de Nossa Senhora dos Remédios e da multidão. O cortejo teve apoio do Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro (GEES) de Piripiri, que fez um cordão de isolamento durante todo o trajeto, cerca de 1,5 km.
A missa campal celebrada com o diácono Pedro teve a participação de centenas de fiéis agitando os ramos. Durante a homilia, Frei Leandro lembrou a Paixão de Cristo. “Ele nos mostra que pela cruz se chega à Luz, se chega à vida. Queremos rezar por todas as famílias para que alcancem essa vitória para que, no interior de cada família, aconteça essa vitória. Vitória sobre o medo. E por esta razão estamos aqui, esse mar de gente”, destaca o sacerdote.
Nova Paróquia
No final da missa, Frei Leandro anunciou a intenção de criar uma nova paróquia em Piripiri, a Paróquia São Francisco, que deverá ser instalada no bairro São João, na zona Norte da cidade. “Com ajuda de vocês e do bispo [Dom Juarez da Diocese de Parnaíba], vamos criar uma nova paróquia. O meu gesto é sempre de comunhão e compartilhar para evangelizar a nossa população”, revela o frade.